segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Dia Mundial da Alimentação - 16 de outubro de 2011

Tu sabes, que para fazer uma casa têm de se utilizar diversos materiais. Todos são necessários e cada um serve para um determinado fim. Não é possível construir uma casa só com tijolos, só com ferro ou só com pedras, e a casa não fica terminada se faltar algum dos materiais. O corpo humano também é como uma casa e precisa de diversos materiais, que são os alimentos, para se manter em boas condições. Uma casa em construção é como uma criança em crescimento. Para que a casa fique pronta é preciso utilizar vários materiais; para que a criança cresça é necessário comer alimentos variados.
Quando a casa já está construída, é necessário continuar a utilizar materiais variados para que se conserve em bom estado. Também a criança necessita de comer alimentos variados para que durante toda a vida se conserve forte e saudável. Roda dos Alimentos A roda dos alimentos ensina-nos como manter uma alimentação saudável, ou seja, completa, equilibrada e variada.
É composta por 7 grupos de alimentos e a água, esse bem imprescindível à vida, ocupa o lugar central do círculo. As fibras, detêm a maior importância nas necessidades alimentares actuais. Assim, os legumes e frutas ocupam quase 2/3 do círculo, seguindo-se os hidratos de carbono que ocupam outro terço, aproximadamente. Segue-se depois por ordem de prioridade os lacticínios, depois o peixe, a carne e os ovos, seguidos pelas leguminosas e finalmente as gorduras. Não possuindo um grupo próprio, a água assume a posição central na nova roda dos alimentos. Isto porque, está representada em todos eles pois faz parte da constituição de quase todos os alimentos. Por ser um bem tão essencial à vida, recomenda-se o seu consumo diário na ordem dos 1,5l e 3 litros. No dia 14, e para lembrarmos a importância do Dia Mundial da Alimentação, os alunos do Colégio realizaram um jogo de equipas muito engraçado, que terminava com um questionário sobre alimentação. As equipas ficaram empatadas, mas os resultados foram muito positivos, pois ambas as equipas demonstraram ter bons conhecimentos sobre a alimentação adequada a fazer.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Visita de Estudo à Batalha e a Fátima - 7 de outubro de 2011

No dia 7 de outubro, 6ª feira, saímos de Abrantes às 8.20h, sendo o nosso destino a Batalha. O primeiro sítio que visitámos foi o CIBA (Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota). Aí, ficámos a perceber mais concretamente em que contexto aconteceu a Batalha de Aljubarrota e como ela decorreu. Descobrimos que o povo português, liderado por D. João I, Mestre de Avis, e por D. Nuno Álvares Pereira, executou uma boa técnica de combate e, apesar de os portugueses estarem em menor número, acabaram por sair vencedores desta batalha sangrenta, mantendo assim o reino de Portugal.
O almoço foi ao ar livre. E a seguir divertimo-nos imenso.
Adorámos o Mosteiro da Batalha e ver o rendição dos soldados, que fazem a guarda de honra ao Soldado Desconhecido que lá se encontra. É uma forma de homenagear os soldados que morreram a combater por Portugal e que nunca chegaram a ser identificados.
Em Fátima rezámos a Nossa Senhora de Fátima e pedimos por todos aqueles que nos são próximos.
Oferecemos a Nossa Senhora um ramo de flores como forma de agradecimento por todas as coisas boas que temos na nossa vida.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Aos Pais dos nossos Alunos

Iniciamos um novo ano letivo acolhendo com Alegria os alunos, na esperança e certeza de que vão crescer, enriquecidos pela ação educativa em que se vão sentir envolvidos e comprometidos. Saudamos também os Pais, a quem convidamos para uma Reunião a realizar no dia 14 pelas 18h15m, no Salão da Esperança. Na certeza de que estarão todos presentes pela importância que tem um primeiro encontro, apresentamos os nossos cumprimentos. A Diretora Maria Adelaide dos Santos Costa

Aos Pais das Crianças das Atividades de Tempos Livres

Um novo ano letivo se inicia. Acolhendo com alegria e esperança esta nova experiência de enriquecimento, através das atividades orientadas para um crescimento que desejamos se faça em clima de espírito de família, seriedade, muita criatividade e compromisso. Convidamos os Pais, a quem saudamos pela escolha que fizeram, a participar numa reunião que se realiza no dia 15 próximo, às 18h30m no Salão da Esperança. Na certeza de que estarão todos presentes pela importância de que se reveste este primeiro encontro, apresentamos os nossos cumprimentos. A Presidente da Direção Maria Adelaide dos Santos Costa

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Atividades de Tempos Livres - 18 a 22 de julho de 2011

Apresentamos aqui as atividades que iremos realizar no ATL ao longo da próxima semana.
Junta-te a nós pois vai ser muito divertido!

terça-feira, 28 de junho de 2011

Encerramento das Atividades no Colégio de Nossa Senhora de Fátima

O Colégio foi terminando as Atividades progressivamente.
Primeiro os Grupos do Gira-volei. Houve jogos entre os alunos do Colégio e as crianças das Atividades de Tempos Livres. Ganharam uns, perderam outros, como é normal em todos os jogos, mas os grupos acabaram por conseguir medalhas de “ouro, prata ou cobre”, bem como bolas de volei que lhes foram oferecidas pela Federação do Gira-volei do qual são membros ativos.

Na véspera de terminarem as aulas foi a Festa dos Finalistas. Receberam a tradicional “Pasta” com um Diploma e muitas fitas assinadas pelos amigos e pelos pais, que solenemente as entregaram ao terminarem uma etapa tão importante, que através da cultura e valores recebidos, estão agora em condições de os desenvolver, para que venham a ser a pessoa que a sociedade necessita de modo a contribuírem para a construção de um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

Foi um momento de emoção, agradecimento e do despertar da saudade. Houve seguidamente um momento musical em que todos os alunos participaram e que foi muito apreciado e aplaudido.
Os pais e os filhos vieram depois para o exterior onde se realizaram jogos em que todos se empenharam estreitando laços entre a família e a escola, havendo prémios para os que primeiro conseguiram chegar à meta.
A Comunidade Escolar concluiu o dia com um agradável jantar-convívio na Quinta do Lago onde através de um bem elaborado PowerPoint, os alunos relembraram momentos vividos ao longo de quatro anos no Colégio de Nossa Senhora de Fátima.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Férias com Animação

O ATL do Colégio é um espaço divertido, acolhedor e onde podes divertir-te imenso neste verão 2011.
Temos muitas atividades...


JUNTA-TE A NÓS!

terça-feira, 14 de junho de 2011

Feriado municipal de Abrantes - 14 de junho

Hoje é o feriado Municipal de Abrantes, comemorando o dia de elevação de Abrantes à categoria de Cidade. Durante esta semana, realizam-se as festas da cidade, com atividades diversas, dando a conhecer aos visitantes a nossa terra.
A nossa cidade é realmente uma terra privilegiada, situada no cimo de um monte, o que a torna um sítio muito bonito, cheio de pormenores caraterísticos,com ruas floridas e sítios encantadores. O castelo é talvez o sítio mais especial da nossa terra: para passear, olhar a paisagem, que é de uma beleza rara, e que consegue serenar os espíritos mais inquietos.



Se não conheces Abrantes, vem até cá conhecer este cantinho de Portugal! De certeza que não te irás arrepender.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Desporto Escolar - Compal Air 3x3




No passado dia 5 disputou-se a fase norte do Compal 3x3, uma competição de basquetebol entre as escolas Básicas e Secundárias da Equipa de Apoio às Escolas do Médio Tejo, pertencentes aos concelhos de Mação, Sardoal, Abrantes, Constância, Vila Nova da Barquinha, Entroncamento, Tomar e Ferreira do Zêzere.
Pela primeira vez na história desta competição participou uma escola do 1º Ciclo, o Colégio de Nossa Senhora de Fátima de Abrantes.
As equipas orientadas pela professora Ana Gil, foram constituídas pelos seguintes alunos:
Equipa feminina - Adriana Duque (4º ano), Alima Espada (4º ano), Carolina Casola (3º ano) e Joana Pinela (4º ano).
Equipa masculina - Diogo gil (4º ano), Francisco Assis (4º ano), Francisco Falcão (3º ano) e Francisco Salgueiro (3º ano).




A competição era constituída por dois tipos de provas, as técnicas e o jogo. Como era de prever, uma vez que os nossos alunos iam disputar uma competição no escalão de infantis, contra alunos que poderiam estar a frequentar o 5º, 6º ou 7º ano de escolaridade, na situação de jogo, embora tivessem tido um bom desempenho, as nossas equipas ficaram-se pela primeira fase.
Contudo foi nas provas técnicas que os nossos alunos surpreenderam ao conseguirem muito boas prestações:
Prova 8, Adriana Duque - 5ª classificada e Francisco Salgueiro - 2º classificado; Prova do drible, Alima Espada - 3ª classificada e Francisco Falcão - 2º classificado; Prova do lançamento na passada, Joana Pinela - 3ª classificada e Diogo Gil - 2º classificado; Prova de lançamentos livres, Carolina Casola - 5ª classificada e Francisco Assis - 6º classificado.


Uma palavra de agradecimento para os pais que se deslocaram a Constância para dar o seu apoio aos nossos alunos.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Aniversário de Santa Paula

Atenta a todas as crianças dos Colégios de Portugal envia-lhes uma Mensagem virtual.
Ficaram muito contentes, por isso a publicamos para conhecimento de todos e para que as ajudemos a viver em clima de simplicidade.






Carta de Santa Paula
aos alunos dos Colégios de Portugal



Roma, 3 de Março de 2011


Queridos amigos em Jesus
Que grande alegria tenho ao perceber que nos vossos Colégios se está a tentar viver num ambiente de Simplicidade!
Não é fácil viver assim, eu sei… Toda a minha vida tentei ser simples. E fui descobrindo que só é simples quem se abandona nas mãos de Deus, e O tem como único fim do seu modo de proceder!
Abri bem os vossos olhos, os vossos ouvidos e o vosso coração… porque Deus fala através dos Professores, das Irmãs, de todos os Amigos… Ele fala nas pequenas coisas do dia à dia. Porque Deus é simples… sabe servir-se de todos os meios para vos treinar na arte da “bela Simplicidade”!
E, quando chegar a hora de deixar o Colégio, não se esqueçam de levar na vossa mochila: a alegria, a paz, a verdade e, sobretudo, a certeza de que Jesus nunca vos abandona.
Sede testemunhas simples do Amor de Jesus junto dos vossos pais, irmãos, amigos e de todos aqueles que cruzarem no vosso caminho. Confio em cada um, em cada uma. Acredito que todos juntos podemos transformar o nosso mundo num mundo melhor… mais simples e feliz!Abraço-vos, um a um, no coração de Jesus e confesso-me vossa muito amiga no Senhor.

Paula Frassinetti


quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Hora da Música

Vale a pena ouvir quatro jovens a cantar "The four seasons" de Vivaldi com uma extraordinária criatividade.

http://www.youtube.com/watch?v=Uxs5O6hMBvg&feature=player_embedded

Uma educação para todos


Apresentado o tema sem qualquer referência temporal, dir-se-ia que o debate sobre a liberdade de ensino, em Portugal, não é uma "história" do início do terceiro milénio.

A progressiva conquista de todas as liberdades e do exercício democrático nos variados palcos que se vão erguendo na sociedade portuguesa esbarra com a impossibilidade familiar de escolher modelos educativos e com o limite imposto a pessoas e instituições de participarem no processo educativo das novas gerações.

Ao contrário das tendências sociais e políticas da actualidade, que rejeitam afirmações singulares e propostas únicas e que adiantam as mais variadas teses relativistas para justificar comportamentos, atitudes e mesmo histórias de vida cada vez mais diferenciadas, a educação em Portugal quer afirmar-se a partir de um modelo único, imposto pelo legislador do momento.

Mesmo que o debate actual se prenda a questões económicas, elas não são a problemática fundamental. Isso mesmo tem sido afirmado pelas associações que representam o sector, nomeadamente a APEC (Associação Portuguesa de Escolas Católicas) e AEEP (Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo). Num diálogo com a sociedade e com as entidades públicas, defendem a implementação de modelos de ensino baseados na liberdade de escolha por parte das famílias, acontecendo aí, nas famílias, o apoio financeiro para o percurso escolar.

Argumentos económicos, políticos, sociais, pedagógicos e sobretudo vocacionais poderiam ser arrolados em favor deste modelo. E muitos outros...

A certeza de que "é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança" é lei em várias latitudes. Contraria a determinação de qualquer Governo querer educar todas as crianças.

Em Portugal, parece ser esse o propósito político: querer educar a partir de modelos únicos, todas as alunas e todos os alunos. Não apenas no que se refere à transmissão de conhecimentos. Também na imposição de princípios éticos e modelos comportamentais fortemente discutíveis ou mesmo reprováveis.

À necessidade de um debate técnico da questão acrescente-se a sabedoria geracional e o conhecimento que propôs modelos democráticos às sociedades da actualidade: que a escola seja o primeiro laboratório de liberdade e não seja apenas uma a educação imposta a todos.

Paulo Rocha
Revista Agência Ecclesia

Gira-Volei



A direcção do Colégio de Nossa Senhora de Fátima assinou um protocolo com a Federação Portuguesa de Voleibol, uma instituição de utilidade pública desportiva, que incentiva o desporto a nível desta modalidade.


A Federação deu uma t-shirt e passou o Bilhete de Identidade do Atleta (imagem em anexo), a cada um dos inscritos, dando, também, ao Colégio e ao Centro material desportivo para a prática deste desporto.

Os alunos que aderiram estão muito interessados e começaram já os seus treinos.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Passos para MAIS


Recomendamos 10 minutos de oração diária, em mp3 , para fazer download ou subscrever podcast gratuito.
Alimente a sua fé. Experimente.
Ganhará mais forças, nova Vida.

Passos para MAIS.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Festa dos Reis

Terminaram as férias do Natal.
Vinham contentes as crianças, Professoras e todas as Colaboradoras pelas festas natalícias vividas em Família.
Brilhara ainda a Estrela de Belém e eis que as coroas dos Reis se fizeram com entusiasmo e se ensaiaram alegremente as Janeiras que as nossas crianças foram cantar ao "Recordar é Viver", depois de terem recebido no Salão da Esperança os Alunos do 1º e 4º da Escola Básica N.º 2, acompanhados por professores e algumas Auxiliares de Educação desejaram Bom Ano 2011 à Comunidade Educativa do Colégio e os nossos Alunos corresponderam cantando e projectando uns slides alusivos.

Ofereceram depois um Livro para a Biblioteca da Escola e um chupa para que cada amigo ficasse contente.

Foi uma confraternização simpática logo no alvorocer do ano.