sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Na Escola do Girassol

Grande, verdejante, de pétalas coloridas de um amarelo vivo, sobressai entre a vegetação mais rasteira. Parece apontar para alguma coisa. No meio das colinas ondulantes emerge como farol que, com a luz da sua beleza e da sua vitalidade, cativa o olhar de quem passa pela estrada.

Já adivinhaste de quem estou a falar? Claro! É do Girassol.

Imagina um campo de girassóis floridos a perder de vista. Agora imagina-te no meio desse campo. Convido-te a viveres um dia na Escola do Girassol. Sim, porque temos muito que aprender com esta planta. Acolher as lições que tem para nos ensinar.

Respira fundo. O dia ainda está a dormir. O girassol parece murcho, olha para o chão. Parece ter vergonha da sua beleza e esplendor. Bingo! Aí está a sua primeira lição: a Simplicidade. Se queres ser grande cultiva a simplicidade olhando as tuas raízes e reconhecendo a tua origem.

Agora o Sol rasgou o horizonte! As suas folhas verdejantes parecem reviver, ganham força e abrem-se destemidas num gesto de acolhimento. Fantástico! Acolhimento! Esta é a segunda lição do Girassol. Abre os braços a tudo e a todos, sem reservas e sem restrições.
Sabes que o Girassol é uma planta inteligente? É verdade! Não se limita a ficar a baloiçar ao vento! À medida que o Sol vai projectando os raios quentes sobre o girassol, começa a "levantar a cabeça" e - repara bem acompanha o trajecto do Sol, abrindo o "coração" a essa energia preciosa. Eis então os pássaros que pousam e se saciam com as suas sementes. Já adivinhaste? Serviço! É esta a terceira lição do Girassol. Seguindo e abrindo-se ao Sol ele dá o melhor que tem.
Saber seguir Jesus Cristo, o Sol da nossa vida é uma arte que temos de cultivar.
Também Paula Frassinetti teve estas atitudes durante a sua existência, por isso dela se disse: "Durante a sua vida, viveu sempre virada para a Luz de Deus, tal como um Girassol virado para o Sol".
Por isso demos o nome de Girassol ao nosso Blog. O Sol voltará a brilhar iluminando, aquecendo e atraindo quem como o Girassol faz de cada dia um dia novo, uma nova aventura vivida de etapa em etapa, até ao dia em que o Sol viva plenamente dentro de cada um de nós.
(Texto adaptado)

1 comentário:

  1. Boa tarde.
    Aguardemos, enquanto pais, que estas três lições perdurem por muitos anos em Abrantes e que o girassol viva plenamente dentro da nossa comunidade. Ontem, hoje e amanhã, sem intermitência e com proficiência.

    ResponderEliminar